top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon

Devo, não nego...💳🧾

  • Foto do escritor: Anna Luisa Praser
    Anna Luisa Praser
  • 23 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

ree

Uma característica típica de quem está MUITO endividado é não conseguir fechar as contas no fim do mês. O salário entra, e com ele o desespero: o que vou conseguir pagar?





Ano passado eu estava nessa situação. No dia que recebia, já não tinha nenhum centavo, já que as minhas maiores contas (empréstimos e prestação do apartamento) eram todas débito em conta.


Fora isso, ainda tinha:

💸 aluguel

💸 parcela do carro

💸 cartões de crédito

💸 crediários

💸 alimentação

💸 combustível

💸 Farmácia

💸 e TODAS AS DESPESAS DE UMA FAMÍLIA!





Aí, era muito comum acontecer o que? A fatura do cartão de crédito ter dado 500 sufoquinhos e eu só ter 300. Aí, em vez de jogar isso no cartão, eu tinha o típico pensando de quem está muito lascado: "ahh, já que não dá para essa conta, vou pagar outras coisas". Uma PÉSSIMA decisão que me empurrou para o crédito rotativo e aumentou ainda mais o mar de dívidas em que eu me encontrava.






O que estou querendo dizer? Que cartão de crédito é maravilhoso, se você souber usar. Eu nunca soube, infelizmente. O primeiro entendimento que você deve ter é o seguinte: esse é apenas um meio de pagamento, assim como o débito e o dinheiro são.


A visão que eu tinha era que cartão de crédito era uma modalidade a parte do meu orçamento, como um empréstimo que eu fazia todo mês e por isso, costumava fazer mentalmente uma previsão de dinheiro pra ele. Tipo assim: ACHO que esse mês o cartão deve dar 700 reais - o que dava muita merda no final. hahahaha




Explico: primeiro que o risco de você tomar um susto muito grande e estar devendo o dobro do que previu é enorme. Então, deixa esse negócio de previsão pra mãe Diná, que você pode até ser sensitiva, mas não é vidente e nem tem bola de cristal. Tem que acompanhar certinho, centavo por centavo do que você paga no crédito.





Segundo: Se você já tem, mesmo que minimamente, metas de consumo do seu orçamento destinadas para gastos pessoais, alimentação, lazer e contas fixas, por exemplo, e não costuma monitorar de perto sua fatura de cartão de crédito, essa pode ser uma torneira aberta que está levando embora seu rico dinheirinho.


Ainda mais se você paga com cartão aquele cineminha, as "brusinhas", chope do fim de semana, almoço de negócios. Cada uma dessas despesas podem (e devem) ser enquadradas naquelas categorias do seu orçamento. E se você não destrincha sua fatura, mas ao contrário, lança lá: "cartão de crédito", poooode ser (um palpite só) que você esteja estourando metas e que isso seja suficiente para desandar todo seu orçamento.





Outra dica importante: PAGUE SUA FATURA DE CARTÃO DE CRÉDITO INTEGRALMENTE, SEMPRE. Mesmo que isso signifique ficar sem um centavo, mesmo que isso signifique sacrificar outras contas (até que você consiga se ajustas). o juros dessa belezinha podem chegar a 300% ao ano, o que significa que sua dívida pode (e vai) triplicar em 12 meses.






COM VOCÊS O QUADRO: "ACONTECEU COMIGO"




Ano passado, eu tinha um desses cartões de crédito de loja de departamento com nome de dupla sertaneja. E porque eu estava obviamente atolada, tomei a sábia decisão de parar de pagar quando a dívida estava em torno de R$ 1.500 $ufoquinhos.


Seis meses depois e com o nome nos órgãos de proteção de crédito, precisei negociar essa dívida porque estava vendendo meu apartamento (já estava na operação "Saindo do $ufoco) e para dar andamento nos trâmites o nome precisa estar sem pendências.




Qual não foi minha surpresa quando soube que a dívida já estava em 4 mil $ufoquinhos. E eu na afobação, precisando resolver logo, nem tentei abaixar o valor da cobrança. Resultado: paguei R$ 600 $ufoquinhos de entrada (que eu não tinha, então deixei de pagar mais coisas, logo o rebosteio foi ainda maior😑 ) e outras dez parcelas sofridas de 310 $ufoquinhos. Terminei de pagar esse acordo recentemente, em junho desse ano.





E o cartão? foi cancelado a revelia, (GRAÇAS A DEUS🙏🏻 ) mesmo eu tendo honrado até o fim e inclusive pagado adiantado.


Então, mores, devam qualquer outra coisa, menos cartões de crédito. hahahaha





Mas Anna, então eu devo ficar sem cartões de crédito? Se você não tem juízo, sim! Isso é uma avaliação pessoal. O que posso te dizer, com base na minha experiência é:


📌Se quer comprar algo, juste a grana para comprar à vista. Além de te poupar da dívida, te dá abertura para conseguir o que quer com bons descontos. Do ano passado para cá consegui aplicar isso numa máquina de lavar nova e num ar condicionado e VALEU MUITO A PENA.


📌Prefira cartões de crédito que não te cobrem anuidade ou taxas de serviços. Alguns bancos digitais já oferecem serviços nesses moldes. Na contramão desse exemplo, cito um que vivi até mês passado.





Um rede de supermercados internacional ( que rima com vaca azul 🐮) me ofereceu um cartão da marca deles, limite baixo: 300 $ufoquinhos. Aceitei, já que poderia pagar com uma certa facilidade.


Maaaaaaasss, nesse cartão vinha mensalmente a cobrança de anuidade (12 parcelas de 13,90) mais um serviço de mensagens que independentemente de ser usado, me consumiam 5,90 por mês. Então, todos os meses, mesmo sem ter usado o cartão, a fatura me custava 19,80. Isso, por ano representa quase 237 $ufoquinhos que poderiam ser inclusive poupados ou investidos.


Então, fujam desse tipo de cartão.



ree


📌E por último, para você que assim como eu, tem dificuldades com autocontrole: mantenha seus cartões com limite dentro do razoável e que não vai pesar demais se você estourar o limite.


But... essa dica só funciona se você tiver uma quantidade razoável de cartões também. Não adianta nada ter limite baixo em todos mas ter vários cartões que somados, ultrapassam o valor do que você ganha, por exemplo.





Se essa postagem te angustiou de alguma forma, reflita. Para a mudança acontecer, ela precisa começar. Não é fácil, é dolorido, mas é tão delícia maior do que quando os resultados começam a chegar. É isso, princesa. Levanta a cabeça, se não a coroa cai.





Se essa publicação te ajudou de alguma forma, me conta, vai?🎶 Me liga, me manda telegrama, uma carta de amor 🎵. Também vale deixar um comentário, uma mensagem na caixa postal!📲 hahahaha Vou amar saber que abrir meu coração❤ (e minha vida financeira totalmente cagada💩 ) pode te ajudar de alguma forma. <3

 
 
 

Comments


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page